O Segredo da Gestão na Advocacia

O foco da área de estudo da gestão legal ou gestão na advocacia, tem sido a busca pelo equilíbrio entre as variáveis do ecossistema ao qual os escritórios de advocacia estão inseridos. O ecossistema é composto inicialmente pelas pessoas que integram o escritório (ambiente interno), clientes (ambiente externo) e judiciário (ambiente externo).

Este equilíbrio é fruto de uma intensa compreensão de como tais variáveis impactam o escritório.

Consequentemente, o lucro é um dos indicadores de que tal equilíbrio foi alcançado.

Analisando o ambiente interno, encontramos diversas variáveis passíveis de controle, como por exemplo:

A definição da missão, visão e valores do escritório, a definição do perfil de clientes que serão atendidos, a definição das estratégias de precificação de honorários, o perfil de advogados que devem integrar a equipe, etc.:

O ambiente interno é mais passível de controle, enquanto o ambiente externo não pode ser controlado, apenas estudado e influenciado.

Mas há algo em comum entre ambiente interno e ambiente externo: as pessoas.

Está aqui o grande segredo da gestão legal, compreender cada dia mais sobre pessoas. Desde a primeira contratação do escritório, passando pelo primeiro cliente, o primeiro processo, até a primeira decisão favorável, o Direito é a imbricação da psicologia, sociologia, antropologia, política, dentre outras áreas, cujo principal pilar é o ser humano.

Ter um escritório de sucesso está mais relacionado a entender de pessoas do que entender sobre como ganhar dinheiro. Internamente, ao entender que as pessoas são movidas pela falta, e ao descobrir quais são as suas faltas, há aí um grande combustível para fazer as coisas acontecerem.

A compreensão dos fatores que motivam a equipe é uma informação importantíssima na busca de… Click To Tweet

No ambiente externo, ao analisar o perfil de decisão de determinado magistrado, analisa-se o perfil psicológico e de decisão de uma pessoa.

Percebe?

Tudo gira em torno de conhecer mais sobre as pessoas.

O grande segredo da gestão legal é o estudo de pessoas, ontem, hoje e para sempre. O problema é quando achamos que encontramos o segredo, surgem mais outros para nos intrigar.

Quão complexo é o estudo do ser humano e o desenvolvimento de seu potencial. Mas o fato de se ter um foco, já é meio caminho andado.

Robson Vitorino, é escritor, sócio diretor da Maxta Consultoria e Treinamento, professor do IBMEC, palestrante e consultor na área de Gestão de Pessoas e Liderança.


Quer participar gratuitamente do Congresso On-line Advocacia sem Fronteiras?

Inscreva-se abaixo e ainda receba nossas atualizações…







Gostou? Deixe o seu Comentário